segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Especial de Carnaval - Uma breve lista de leitura

Caríssimos amigos,

<Ironia mode ON>


E aí? Já se encontram embebidos dos eflúvios momescos? Já se encontram inebriados pelos aromas peculiares que envolvem as ruas e as praças enquanto o "povo brasileiro", demonstrando toda a sua "malemolência" e uma inaudita e inesperada felicidade e alegria, "brinca" Carnaval?

<Ironia mode OFF>

Nesta imagem, o Procurador Pão Duro "curtindo loucamente" os festejos do Rei Momo....

 Bom, deu para perceber que Carnaval, realmente, não é a minha "praia". Nunca consegui gostar do Carnaval...antes, quando ainda causídico autônomo, me ressentia profundamente de uma pausa de uma semana inteira (na prática, 10 dias, se contarmos a sexta pré-momesca, a quinta e a sexta-feira pós quarta de Cinzas, e o final de semana subsequente), o que atingia, sobremaneira, os meus ganhos. Sim, pois, sendo advogado (e, por isso mesmo, dependendo, essencialmente, do funcionamento do Poder Judiciário para ganhar dinheiro), Fórum fechado significa bolso vazio...

De alguns anos para cá, como servidor público, talvez eu tivesse possibilidade de passar a gostar da Festa de Momo...Infelizmente, descobri que não sou um sujeito flexível a este ponto: meu interesse no Carnaval (pelo menos no Carnaval "tal como a maioria o vive") restringe-se ao caráter antropológico da festa (ou seja, observar o comportamento da "fauna" que "brinca" Carnaval e tirar, daí, algum divertimento).

Logo, diante desta minha inépcia para "curtir" o Carnaval, desde muito cedo procurei aproveitar o tempo oferecido pelo feriado para o desenvolvimento de aptidões que, normalmente, não são cultivadas pelas pessoas em geral. Uma delas (talvez decorrente de uma certa curiosidade inata, e que, creio, seja compartilhada por uma boa parte, senão a maioria, dos membros da "Finansfera") diz respeito à leitura. 

Tornei-me leitor voraz desde muito cedo (e, creio eu, isso tenha contribuído sobremaneira para minha aprovação posterior em concurso público, na medida em que - anotem aí - concurso público é essencialmente uma "maratona", e não uma "corrida de 100 metros". Estuda-se não "para passar" mas "até passar", e é aí que mora o segredo: resiliência física e mental para suportar  as privações da vida até a aprovação), e de uma larga gama de assuntos (o que, por sua vez, me ajudou muito em algumas situações específicas, da vida de advogado/concurseiro, onde era essencial argumentar, com certa convicção, ainda que equivocado na essência da resposta). 

Ultimamente, para além dos estudos de língua estrangeira (estou "apanhando" já há algum tempo do alemão, tal como nosso Eminente Tiozinho da ZL), três grandes temas estão no centro de minhas atenções:

(i) Estoicismo (tanto na vertente greco-romana, como, posteriormente, seu "encaixe" na cultura judaico-cristã);

(ii) Estudos de meta-leitura (isto é, livros que tratam de temas como: "como ler melhor", "como estudar melhor", etc., temas estes em que tenho sido constantemente ajudado pelo blog de nosso Excelentíssimo Scant);

(iii) Teoria dos Jogos (não se trata de estudar como fazer bons jogos de videogame, ou de tabuleiro): É um ramo específico da Matemática/Economia, inaugurado por John von Neumann e Oskar Morgenstern - reparem nos sobrenomes tedescos -, e depois desenvolvido por pessoas como John Nash (já devem ter visto o filme que trata da vida dele: "Uma Mente Brilhante"), e que trata da possibilidade de matematização das chamadas "interações estratégicas" entre as pessoas (partindo do pressuposto de que estas se guiam por uma racionalidade instrumental).

Como não consigo ser um leitor "linear" (reconheço ser um defeito, pois muita coisa "fica pelo caminho"), meu "cantinho" em casa tem um monte de livros, nos mais variados graus de leitura. Então - e daí voltando ao título do post, segue então a atual lista de leitura:

(i.1) A Guide to the Good Life - The Ancient Art of Stoic Joy (William B. Irvine);
(i.2) Cartas de um Diabo a seu aprendiz (C. S. Lewis);
(ii.1) Como educar sua mente (Susan Wise Bauer);
(ii.2) Como ler livros (Mortimer J. Adler e Charles Van Doren);
(ii.3) A Arte da Leitura (Mortimer J. Adler e Charles Van Doren);
(iii.1) Teoria dos Jogos - Com aplicações em Economia, Administração e Ciências Sociais (Ronaldo Fiani);
(iii.2) The Complete Idiot´s Guide to Game Theory (Edward C. Rosenthal);
(iii.3) Game Theory and the Law (Douglas G. Baird, Robert H. Gertner e Randal C. Picker);
(iii.4) Game Theory - A nontechnical introduction (Morton D. Davis).

Normalmente não tomo notas separadas na leitura; faço apenas anotações no próprio livro, mas, se alguém se interessar, pode ser que eu me anime a resenhar algum deles por aqui (tal como nosso Exmo. colega Scant, que muito nos ajuda por meio das resenhas que divulga em seu blog).

Contem aí nos comentários como andam as leituras de vocês...

Então é isso, meus amigos...neste Carnaval, sigo na leitura!

Ósculos e amplexos a todos!!!!

3 comentários:

  1. Ler é essencial, me recordo que o grande mestre Jim Rohn discorre muito em suas palestras sobre a importância da leitura para o desenvolvimento do individuo.

    Leio muito, especialmente no computador, embora seja uma forma de leitura menos prazerosa e menos cansativa que no papel, mas me é mais acessível.

    Recentemente li este "Cartas de um Diabo a seu aprendiz" no original. Teologia é um dos temas pelos quais mais me interesso e CS Lewis sem duvidas é o expoente máximo da área.

    ResponderExcluir
  2. boa proc.
    também passei a "festa da carne" realizando leituras.
    nunca fui de pular carnaval. utilizo esse tempo para descansar e resolver outras coisas além do serviço(tbm sou servidor).
    impressionante que na segunda feira de carnaval, vi vários estabelecimentos abertos, coisa que nos outros anos não acontecia aqui onde resido.

    vou passar acompanhar.
    um forte "amplexo"(termo adicionado com sucesso no meu vocabulário).

    ResponderExcluir
  3. ler é muito bom

    cs lewis - um dia separo um tempo para ler as obras serias, só li as obras de narnia

    minha lista - https://autoeducacao2001.blogspot.com/2019/08/lista-plano-de-leitura-cronologico.html

    uma pena que no Brasil as pessoas preferem fica só na televisao

    ResponderExcluir