sábado, 15 de fevereiro de 2020

Vamos começar?

Quem sou eu?

Procurador, 41 anos, pai de três, no segundo casamento, tentando atingir não apenas a independência financeira, mas também reunir uma carteira de investimentos que permita:
  • (a) um fluxo de caixa paralelo aos salários (já que o mito de que o serviço público não atrasa os pagamentos é só isso mesmo, um mito); e,
  • (b) uma aposentadoria melhor (já que, do jeito que as coisas andam, talvez eu nem consiga me aposentar, e, se conseguir, provavelmente o será com salário mais baixo do que o atual);
Venho acompanhando já há alguns anos a chamada "Finansfera", mas sempre em silêncio. Nela obtive grandes lições, que me permitiram chegar aonde estou hoje. Acho que agora, depois de alguns anos de observação atenta e estudo, tenho finalmente condições de dar meus "pitacos" sobre os temas normalmente debatidos nos blogs de finanças pessoais.








Nesta foto, o Procurador Pâo Duro contando dinheiro para pagar as mensalidades escolares dos filhos...





Meu Objetivo:

Penso neste blog primeiro como uma espécie de diário, onde posso registrar a evolução das minhas finanças pessoais. Este registro, por sua vez, pode servir como um "benchmark" em relação aos outros participantes da "Finansfera": a partir da comparação com outros financistas, poderei perceber o quanto de "caminhada" ainda tenho que trilhar para atingir os meus objetivos.

Sendo um diário, evidentemente, não pretendo limitar os temas das postagens somente ao aspecto financeiro: penso que vale, de vez em quando, variar os assuntos e tratar de outros temas de interesse. Se for o caso, inclusive, abordar assuntos trazidos nos comentários (se houver).

Minha intenção é manter o ritmo de uma postagem por semana, contudo, não tenho backlog e não sei se terei isso tudo de assunto, logo não posso afirmar se isso será possível. Não custa, porém, tentar.

No próximo post, a Carteira do Procurador Pão Duro, até agora.

Ósculos e Amplexos a todos!


17 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado caríssimo!!! Já te acompanho há algum tempo e gosto bastante do seu blog. Ótimo conteúdo! Posso colocar seu endereço no meu blogroll?

      Excluir
    2. sim, agradeço
      já coloquei o seu

      Excluir
  2. Show de bola procurador, muito bom ter gente experiente agregando na blogosfera. Se poder, poderia falar sobre sua história, como se casou 2 vezes e etc. Acredito que você possa agregar muito aqui a este recinto.

    Te adcionei no meu roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu jovem!!! Já te adicionei no meu roll também...
      O post da história está sendo preparado. Vou primeiro contar da carteira (para vocês terem um parâmetro de aonde estamos na caminhada da IF) e depois, em uma sequência de 3/4 posts vou trazendo a vocês mais detalhes (são quase 42 anos de "estrada", então já tenho um tanto de história pra contar).
      Grande amplexos a todos!!!
      Procurador Pão Duro

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado Eminentíssimo Causídico!
      Adicionei seu blog ao meu roll!
      Forte amplexo!

      Excluir
  4. Mais um membro na Finansfera.
    Seja bem-vindo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela calorosa recepção, meu jovem!
      Que todos possamos aprender em conjunto, e com isso desenharmos um futuro mais rico para todos!
      Forte amplexo!

      Excluir
  5. Seja vindo a Finansfera Procurador Pão Duro.

    Adicionei você no meu blogroll.

    É isso.

    Abraços da ZL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tiozinho!! Vou adicioná-lo aqui também...
      Forte amplexo!!!

      Excluir
  6. Fala chefe, vou adicionar e acompanhar, sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridíssimo Astronauta,
      Estamos juntos nessa!!!!
      Forte amplexo!

      Excluir
  7. Bem vindo à finansfera! Boa sorte na jornada! Vou te adicionar ao meu blogroll!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eminentíssimo Mago Economista,

      Estamos juntos!!! Vou te adicionar aqui também!
      Forte amplexo!

      Excluir
  8. Como eu queria ter um amigo, ou um pai com tua caminhada e me ajudar ter uma mente mais forte a longo prazo. Sou advogado (caminhando para o terceiro ano de prática jurídica), há 1 ano desisti dos concursos ao qual sempre fui fissurado - foi na época que me casei precocemente por ter minha neném (minha razão universal). Neste período em que trabalhei de uber, desanimei com os concursos e cai de cara no mundo do trade, mas pela segunda vez, eu ficava cheio de teoria e pratiquei muito pouco - sim faltou #skininthegame para ambos. Hoje trabalho como atendente de retenção da vivo, o que me dá diversos benefícios, até mais que advocacias grandes da cidade que pagam 1 salário mínimo - não aceito trabalhar igual louco, além das 8h para ganhar uma micharia e sem benefícios. Pelo menos na vivo trabalho 6:20. E me sobra metade do dia. Hoje estou tendo consistência nos investimentos esportivos, mas só engatinhando, e sonho construir uma gordura para voltar ao mercado financeiro. Na atual conjuntura, estou repensando em voltar para os concursos, mesmo passando pela falácia do "trabalhe com o que ama e tenha sucesso". Eu não sou especial, não tenho talento extravagante, mas pelo menos tenho uma inteligência razoável. No meu atual 26 anos, o que diria? Vou acompanhar teu vlog, pois falta uma galera concursada amante do mercado financeiro lançar mais artigos. Tmj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eminentíssimo Unknown,
      Sempre que precisar de alguma coisa, este espaço esta à sua inteira disposição. É só chegar!
      Violando aquela parêmia onde se diz que "Conselho, se fosse bom, ninguém dava, vendia", vou tentar dar meus "pitacos";
      1 - Não desista dos concursos. Na nossa área, fala-se muito em Inteligência Artificial, dificuldade das provas, etc., mas não creio que as pessoas aceitarão ser julgadas por uma máquina, o que significa dizer que os cargos de juiz, promotor, procurador, etc. , permanecerão existindo;
      2 - você leva uma vantagem já, porque sua carga horária no trabalho que te dá sustento é relativamente pequena (6:20). Eu, quando comecei a estudar, vivia mais ou menos a mesma situação (só que na minha advocacia privada);
      3 - uma outra opção que você tem (mais difícil, mas, creio eu, mais lucrativa no longo prazo) é usar o tempo que te sobra para advogar (como "bico" mesmo, por conta própria, sem ser empregado de escritório). Neste caso, como você já tem um emprego que te sustenta, você só vai "na boa" mesmo (p.ex.: demandas que não exijam audiência, como previdenciário, tributário, etc., ou cobrando um pouco mais que a média mesmo, afinal, você não depende do cliente para sobreviver);
      4 - acho muito bacana quem conhece do mercado financeiro e tem a disposição necessária para o day-trade. Mas acho também que não dá para bater o mercado, pelo menos não de maneira consistente, além de demandar tanto estudo (ou talvez até mais) quanto um concurso público. Neste caso, a formação da "gordura" a partir do day-trade deveria ter uma outra finalidade: a IF/reserva de emergência (afinal, se quebrar no day-trade vai fazer como?);
      5 - parabéns pela neném! A vida do sujeito muda muito depois disso. A galera da Finansfera picha um pouco e tal (tem muita mistura de argumentos, tipo MGTOW, Real, Red Pill, etc.) mas é importante o camarada ter alguma coisa de que se orgulhar: mesmo que seja um pequeno passo, na sociedade de hoje, o pai que põe comida na mesa do filho tem o direito (e o dever) de andar de cabeça erguida (pode ser uma bobagem no sentido econômico, mas é um feito e tanto para a auto-estima da pessoa. Isso têm efeitos que transcendem, e muito, a mera questão objetiva do "quanto eu ganho");
      É isso. Creio que divaguei um pouco (é a porra da velhice já chegando...). Como eu disse, o espaço aqui fica aberto para o que você precisar.
      Forte amplexo e boa sorte!

      Excluir